segunda-feira, 8 de junho de 2009

Os Livros e a Sociedade

O desaparecimento dos livros talvez possa se assemelhar ao desaparecimento do sol, que mesmo sendo algo preocupante, demorará muito tempo. Para que o livro desapareça, substituído pelo computador, é preciso que haja computadores para todos, que todos tenham condições de comprar computadores, e o mais importante: que todos queiram computadores. Portanto o livro pode também ser substituído por outro avanço tecnológico, e isso pode muito bem demorar muito tempo, como já fora dito.
Além da resistência de algumas pessoas, abolir todos os livros causaria uma grande quantidade de dejetos que poluiria o meio-ambiente, e lendo pela Internet gastaríamos muito mais energia elétrica do que normalmente gastamos.
Pense nisso: uma família mais pobre que tenha um computador não poderia ler tantos livros se precisasse economizar energia. Enquanto uma família de classe média leria uma quantidade "comum" de livros e uma família de classe alta poderia ler muito mais do que as classes média e alta. "Poderia ler" não significa que leria, contudo somente a possibilidade de ler mais já cria certa distância entre as classes. Ao invés de causar benefícios, seria possível que essa inovação tumultuasse a sociedade e aumentasse ainda mais as já existentes desigualdades sociais no Brasil?
E mais: o livro ainda seria chamado de "livro"? E nós, de "amantes dos livros"?

Nenhum comentário: