Prezada montanha,
domingo, 29 de março de 2009
Carta para a montanha - Luís Eduardo
Prezada montanha,
sexta-feira, 27 de março de 2009
Carta - Luiz Fernando, Guilherme e Thiago
Concórdia, 20 de março de 2009
Prezada Montanha,
Através dessa, digo-lhe que preciso vê-la. Passei por longos afluentes e grandes planícies e depressões para vê-la.
Essa longa caminhada é exaustiva, não é fácil ver destruições, caminhões, máquinas e aviões. Essa destruição imensa a cada dia fica maior e mais preocupante.
Querida Montanha, espero que esteja tão bela quanto da última vez que estive ao sei lado. Espero que suas escaladas sejam difíceis tanto para eu, quanto para os outros, e que seu topo não esteja tão frio quanto da outra vez que estive aí Que sua vista seja linda e exuberante.
Que sua descida seja cheia de emoções.
Espero que esta carta depois de passar por vários lugares, chegue até você.
Fortes abraços.
Luiz Fernando Kerber, Thiago Patzlaff e Guilherme Dalmolin.
Carta Sil e Tau
Prezada Bacia Hidrográfica,
Vimos através desta, passar-lhe os perigos que está correndo com a degradação do meio ambiente, por meio das atitudes irracionais de inúmeros seres inconscientes.
Com antes águas claras, sua idade era uma incógnita, cruzamos mares e movemos montanhas para ao ser lado estar, não sabendo se era a última, ou a primeira de muitas vezes que iríamos encontrá-la, pois a poluição aumenta a cada dia e a incerteza de nossa existência num futuro próximo, torna-se também mais real.
Dentre a poluição citada, alguns exemplos destacam-se: o lixo nos lugares indevidos sendo levados pelo leito dos rios, o ar com seus poluentes que saem das fábricas e a destruição dos lençóis freáticos que tanto influenciam no ciclo aquático.
Contudo, estamos buscando a conscientização e a prática desses conceitos na civilização. Estamos nos preocupamos verdadeiramente com os dias que estão por vir e o estado ambiental que nos fornece os mantimentos da sobrevivência.
Desejamos que esta realidade se transforme e não a tire de nós. Pois sua presença e influência é indispensável à nossa existência.
Portanto, desde já agradecemos a atenção e persistência que demonstrasse...
Saudosamente
Sílvia Cunha e Tauani Schneider!
Carta - Mariana e Ana Carolina.
Prezado mar,
Vimos através desta informar que estamos com imensas saudades. Saudades até mesmo do caminho cansativo que temos até chegar a ti. Saímos de um pequeno vale envolto de montanhas, com uma natureza tão bela, que nos proporciona um grande bem-estar, porém não tão grande quanto tu nos proporcionas. Para chegarmos a ti passamos por alguns planaltos que se estendem até a serra, tão imponente e grandiosa, com uma bela e rica vegetação, tua mata nos encanta. Após vários quilômetros, quase chegando às suas águas, ficamos encantadas com as extensas planícies litorâneas que nos permitem o tão esperado comento de ver-te. Ver aquela imensidão azul na qual nosso olhar se perde, ouvir o doce e agradável som de tuas ondas, respirar um ar tão mais puro do que qualquer outro, imaginando o momento em que tiraremos o calçado e correremos pela areia tão macia e aconchegante, pensando em nos banharmos em tua água, ora quente, ora fria, embora muitas vezes tão poluída pela atitude irracional do homem, que despeja seus esgotos e lixos nas tuas águas que até pouco tempo eram tão puras e claras, onde os seres marinhos habitavam e usufruíam de toda a tua beleza. Devemos conscientizar esses seres tão desumanos que é de suma importância preservar-te, pois sem tua bela paisagem nosso país perderia sua identidade.
Não vemos a hora de sair do oeste para chegar ao leste e te encontrar.
Agradecemos a colaboração
Abraços
Ana Carolina Canton Delai e Mariana Lazzarin Rigo
Trab. Amanda&Dani
Venho informar-lhe por meio desta carta, alguns problemas que poderão acontecer, se a população mundial não evitar coisas comuns, como o consumo excessivo de água e a emissão de gases poluentes para a camada de ozônio.
Com o aquecimento global, as geleiras irão derreter, causando um aumento no nível de água dos oceanos. Cidades como Venbeza, a cidade do 'amor', irá desaparecer. As Ilhas Malvinas, paraíso tropical, irá desaparecer.
O pulmão do mundo, a Amazônia, está sendo destruída por madeireiros ambiciosos, que querem ganhar dinheiro, mas esquecem de depois, de destruir tudo aquilo, não vai mais existir vida.
O aquecimento global, virou um destino, país nenhum conseguirá evitá-lo.
Todos precisam se unir, contra esta revolução, não podemos deixar que o mundo seja aquecido. Vamos congelar o planeta!
Abraços, Ana Amanda & Dani
Carta
Prezada Montanha,
Como está você?
Eu estou bem, resolvi escrever esta carta, pois não falo com você faz muito tempo. Você esta conseguindo conviver bem com a erosão? deve ser difícil para você aguentar todos os ventos que passam por aí.
O morro que tem lá perto de casa, perguntou de você. Todos aqui estão com saudades, nós iríamos mandar um presente pelo seu aniversário, mas não fazemos a mínima ideia daquilo que possa ser útil para uma montanha .
Como estão os alpinistas que por aí passam? preocupado, pois está muito sozinha ,não quero ver nenhuma depressão em você.
O aquecimento global já passou por aí? Espero que não, acho muito legal as suas galeiras e a neve da um toque turístico à sua paisagem. Ainda bem que não está chovendo por aí, vários morros desmoronaram em função da chuva. Espero que nenhum terremoto atinja você. Aqueles lenhadores já foram pegos, porque você é um patrimônio ambiental e a polícia deveria dar mais atenção ao desmatamento em suas florestas.
Um abraço de seu amigo Gabriel Furlan
P.S.: Instale uma caixa de correio, os carteiros de hoje em dia andam muito folgados.
Prezado Cume
carta para savana
Carta: Manoela e Luísa.
Prezada Montanha,
Estou lhe enviando esta carta para lembrá-la dos nossos doces momentos juntos. Tudo era tão bom, naquela época em que podíamos nos ver todos os dias. Devo lhe dizer uma coisa, penso em você todos os dias e sonho com você todas as noites, gostaria muito de vê-la novamente.
Sua bela vegetação me encantou, seu tamanho me deixou ainda mais apaixonado, sei que você sofre com o frio das alturas, mas é fascinante escalar uma montanha.
Sei que o aquecimento global está afetando-lhe, e as suas geleiras estão derretendo cada vez mais por causa do calor excessivo, isso está prejudicando a todas as pessoas , mas vou fazer o possível para visitá-la antes que seja tarde demais.
Ana Montanha, escrevi essa carta com uma finalidade, eu sei que o seu pai Montanhoso e a sua mãe Montanhuda não aprovam o nosso amor, porém sabemos que o amor enfrenta fronteiras e também sei que ele é maior que tudo.
Ana Montanha, você quer casar comigo?
Com amor, André Orquídea.
Carta - Monalisa e Patrícia
Prezada Floresta,
Venho através desta lhe falar sobre meus sentimentos. Quando a vejo, o meu coração dispara, perco a fala, pois você me faz tão bem, uma imensa paz me domina. É tudo tão lindo em você... Amo o canto dos pássaros, seus riachos, as variadas cores das flores... Eu não vivo mais sem tê-la, pois você é o ar que respiro!
Admiro seu relevo, mas vejo que em algumas partes dele, há erosão. As pessoas precisam se conscientizar, ou seja, frear essa ganância de destruir suas diversidades naturais e não apenas pensar em bens materiais.
Seu clima é diversificado - o que faz com que as pessoas se sintam bem ao vê-la, inclusive eu.
Não sei se esta carta irá chegar até você, pois passará por muitos lugares: ferrovias, estradas, regiões rurais, regiões urbanas, diferentes climas, montanhas, planícies, declives e todo tipo de sinuações geográficas. Mas tenho esperanças que ela chegue até você, por mais que esteja molhada, amassada ou rasgada.
Beijos e abraços
Monalisa e Patrícia.
Carta - Elisa e Maria Clara
Prezada Montanha,
Quero lhe avisar através dessa, que estou percorrendo caminhos em todos as direções para chegar a oeste do Riacho Azul para alcançar o seu topo.
Tenho curiosidade em conhecê-la melhor, por isso já vou avisando, vou pesquisá-la, tanto histórica quanto geograficamente, localizarei sua posição na floresta, pois somente com o conhecimento geográfico é que um grupo de alpinistas poderá desbravá-la .
Isso será um prazer, pois pesquisá-la vai ser divertido. Desde já agradeço, se a carta chegar amassada, molhada ou suja é porque ela atravessou a floresta inteira.
Beijos,
Elisa e Maria Clara.